Os significados das palavras “alma” e “espírito” na Bíblia

Nas informações etimológicas[1], nós podemos encontrar que as palavras “alma” e “espírito” nas Escrituras provêm de palavras hebraicas e gregas, línguas em que a Bíblia foi escrita. Vejamos:

Alma – No Antigo Testamento vem do hebraico vpn (nephesh). Ocorre aproximadamente 755 vezes, sendo traduzida de diferentes formas, dependendo do contexto. No Novo Testamento, a palavra grega é quch (psychê) e ocorre aproximadamente 105 vezes.

Espírito – No Velho Testamento são usadas as palavras Mwr (ruach) e hmvn (neshamah). Aparece 377 vezes. No Novo Testamento, a palavra grega para espírito é pneuma (pneuma) e aparece 220 vezes[2].

Como essas palavras são traduzidas:

São explanadas de diversas formas nas Escrituras. Eis alguns exemplos:

  • Alma é traduzida como: vida (Gn 9.4,5; 35.18; Sl 31.13), pessoa (Gn 14.21; Dt 10.22; At 27.37), cadáver (Nm 9.6); apetite (Ec 6.7) coração (Êx 23.9) ser vivente (Ap 16.3) pronomes pessoais (Sl 3.2; Mt 26.38)

A palavra “alma” aparece na Bíblia aproximadamente 1600 vezes e em nenhum caso refere-se a uma entidade imaterial com imortalidade e que sobreviva fora do corpo.

  • Espírito pode ser traduzido como: vento (respiração – Gn 8.1), espírito (no sentido de alento, ânimo – Jz 15.19), atitude ou estado de espírito (Rm 8.15; 1 Co 4.21), sopro ou hálito de Deus (2 Ts 2.8) consciência individual (1 Co 2.11, primeira parte). O termo também é usado para se referir a seres pessoais: anjos e demônios (Hb 1.14; 1 Tm 4.1); a Cristo (1 Co 3.17[3]) a Divina natureza de Cristo (Rm 1.4), à Terceira Pessoa da Trindade (Rm 8.9-11; 1 Co 2.8-12[4]); a Deus Pai (Jo 4.24) e a pessoas vivas (Hb 12.22, 23).

Por que existem tantos sentidos para as palavras “alma e espírito”? As línguas bíblicas não possuem um considerável número de verbetes. O hebraico, por exemplo, não possui vogais, preposições, ou conjunções. Esta escassez de palavras faz com que um termo seja traduzido de diferentes formas. Como comparação, vejamos a língua portuguesa. Mesmo sendo rica em letras e verbetes, enfrenta certas dificuldades. A palavra “manga” tem mais de 1 sentido: refere-se à manga de um casaco e a uma fruta. Se a nossa língua, com seus muitos verbetes, tem palavras com vários sentidos, imagine o alfabeto hebraico!

Apesar das diversas traduções, é importantíssimo sabermos que o conceito básico de “espírito” e “alma” encontrados no texto de Gênesis 2:7, onde é mencionado o processo utilizado por Deus na criação do homem: “Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida (neshamah), e o homem passou a ser alma (nephesh) vivente”. Deus formou ao homem de dois elementos: pó da terra e fôlego de vida. De acordo com o original, este texto seria da seguinte forma: “Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o espírito de vida (fôlego de vida), e o homem passou a ser uma pessoa vivente”. Isso significa que no conceito bíblico:

– O principal significado de “espírito” (mesmo podendo ser traduzido de várias maneiras) é fôlego de vida;

– “Alma” é a união do corpo com o fôlego de vida, ou seja, a pessoa como um todo. Uma pessoa viva. Veja Deuteronômio 10:22: “Com setenta almas [pessoas], teus pais desceram ao Egito; e, agora, o SENHOR, teu Deus, te pôs como as estrelas dos céus em multidão.”

Digamos que você tenha uma lâmpada e não tenha a eletricidade. Teria a luz? Certamente não. Agora, suponhamos que você tenha a eletricidade, mas não tenha a lâmpada. Haveria luz? Também não. Para haver a luz, é necessário haver a lâmpada e a eletricidade. Apenas um desses itens não basta.

O mesmo se dá em relação à vida! Para existirmos temos de ter o corpo e o espírito (fôlego de Deus). Do contrário não temos vida; deixamos de existir e dormimos o sono da morte. O próprio Cristo, o “Autor da Vida” (At 3.15) comparou a morte a um sono:

“Isto dizia e depois lhes acrescentou: Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo. Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo.  Jesus, porém, falara com respeito à morte de Lázaro; mas eles supunham que tivesse falado do repouso do sono. Então, Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu” (Jo 11.11-14).

Com essa comparação, Cristo confirmou o que disse Salomão a respeito do estado do ser humano na morte:

“Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol” (Ec 95-6).

 

O estado do ser humano na morte:

Na Bíblia, a morte é comparada a um sono (sem sonhos) aproximadamente 53 vezes, indicando assim o estado de inconsciência dos mortos até a volta de Jesus (Sl 6.5; 13.3; 88.10-12; 115.17; Is 38.18-19; Ec 9.5-6 e 10; 1 Ts 4.13-16).

“A Bíblia não apóia em absoluto a doutrina popular de que os mortos permanecem conscientes até a ressurreição. Pelo contrário, enfaticamente refuta tal ensinamento (Sl 115.17; Ec 9.5). Emprega-se comumente o verbo dormir como símbolo da morte (Dt 31.16; 2 Sm 7.12; I Rs 11.43; Jó 14.12 ; Dn 12.2; Jo 11.11,12; I Co 15.51; I Ts 4.13-17;). A declaração de Jesus, que consolava a seus discípulos com a idéia de que eles voltariam a estar com ele na ocasião de sua segunda vinda e não na morte, ensina claramente que o “sono” não é uma comunicação consciente dos justos com o Senhor (Jo 14.1-3). Do mesmo modo, Paulo explicou que ao produzir-se o segundo advento, todos os justos que então estão vivos e os mortos que ressuscitarão neste momento se unirão simultaneamente com Cristo, sem que os vivos precedam os mortos (1 Ts 4.16,17)”[5] .

Se a morte fosse um começo de uma nova existência, não poderia ser chamada pelas Escrituras de nossa “inimiga” (1 Co 15.26), teria de ser chamada de amiga, pois estaria nos ajudando a ir para o paraíso…

 

Só Deus é imortal em Sua essência:

De acordo com as Escrituras, o único que possui a imortalidade é Deus:

“a qual, em suas épocas determinadas, há de ser revelada pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores;  o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!” (1 Tm 6.15-16).

Para que o homem fosse eterno, teria de obedecer a Deus e assim teria livre acesso à árvore da vida, que perpetua a existência. Como o ser humano pecou e Deus o expulsou do Éden para que não fosse um pecador imortal, Adão e Eva não comeram mais da árvore da vida, tornando-se assim mortais. (Gn 3.22-24; Is 51.12). Dessa mortalidade herdamos deles (Rm 5.12 e 6.23).

Se já fôssemos imortais não haveria necessidade de Adão ter comido da árvore da vida, e, nós, de a comermos no Céu. (Gn 2.16, 17; 3.23, 24 e Ap 22.2). Como seríamos imortais sendo que Deus privou o homem de comer da árvore da vida? (Gn 3.22 e 24). O ser humano foi criado com a imortalidade, mas ela era “condicional” à obediência a Deus.

Quando Jesus voltar e nos levar com Ele comeremos da árvore da vida para sermos imortais:

“No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos” (Ap 22.2).

“Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas” (Ap 22.14).

“e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro” (Ap 22.19).

 

Para pensar:

  • Se já tivéssemos uma alma ou espírito imortal, não haveria necessidade de comermos da árvore da vida;
  • Se o espírito ou alma já estivessem no Céu ou em algum lugar intermediário (vivendo de um modo imaterial), por que Jesus iria vir nos buscar? Não haveria necessidade se já estivéssemos lá em cima.

A doutrina da ressurreição é uma prova de que a pessoa ainda não recebeu a recompensa eterna, pois, se Jesus vem nos ressuscitar a pessoa para levar ao Céu, é sinal de que ela ainda não está lá. Foi por isso que Paulo sempre acreditou que a recompensa dela era no futuro, na volta de Jesus: “Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda.” (2 Tm 4.8).

E não devemos esquecer que as pessoas que já foram arrebatadas ao Paraíso (Enoque, Moisés e Elias) foram com o corpo, em vida e não por ocasião da morte (Moisés foi ressuscitado antes de ir ao céu – ver Jd 1.9). Isto é uma prova indiscutível de que o ser humano, ao ir para o Céu, irá também com o corpo e não “em espírito”, como ensina a doutrina espírita.

 

A origem da doutrina da imortalidade da alma – breve resumo:

Em Gênesis 3.4 encontramos o primeiro “médium” que existiu no mundo: uma serpente que serviu de “canal” para que o diabo falasse por meio dela e enganasse Eva. Foi Satanás quem disse que, mesmo sendo uma pecadora, Eva não morreria: “Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis.” Algo totalmente oposto ao que Deus havia dito em Gênesis 2.16, 17.

Portanto, o criador da doutrina da imortalidade natural da alma foi o diabo. Depois, ele usou recursos humanos para difundir essa teoria até os nossos dias, como disse um influente pastor Presbiteriano:“A doutrina da imortalidade da alma não é bíblica, mas pagã. Nasceu na Grécia e propagou-se na Igreja, através de Platão, do século V em diante, graças à influência de Agostinho…”[6] Na sequência histórica surgiu Allan Kardec que, por meio de sua “mediunidade” e escritos incentivou muitos a estudarem o espiritismo, que se tornou bem aceito. Hoje, conta com milhares de adeptos ao redor do mundo, especialmente no Brasil.

 

Questões Bíblicas para análise:

1) Se a pessoa ao morrer fosse para o céu, o inferno ou um lugar intermediário entre os dois, que necessidade haveria de Jesus voltar e ressuscitar, se nosso ente querido já estivesse num desses lugares? (lembre-se: os filhos de Cristo, ressuscitarão na volta dEle! Ler 1 Co 15.23). É ilógico Jesus enviar-nos do céu “em espírito” à sepultura para depois ter de nos ressuscitar. Como harmonizar a doutrina da ressurreição com a doutrina imortalista?

2) Como crer que ao morrermos vamos para o Céu se em Hebreus 11.39 e 40 os heróis da fé ainda não obtiveram a concretização da promessa, pois Deus não quer que sem nós eles sejam aperfeiçoados? (1 Co 15.20);

3) Como crer na doutrina da imortalidade da alma sendo que a eternidade do homem era condicional à obediência a Deus, e, por desobedecerem, Adão e Eva foram privados da árvore da vida para que não se tornassem imortais como Deus? Nós não comemos da árvore da vida… (Gn 3.22-23). Outra questão: Por que iremos comer da árvore da vida no céu se nosso “espírito” já é imortal? (Ap 22.2);

4) Se somos imortais, por que devemos ainda “buscar a imortalidade e a incorruptibilidade”? (Rm 2.7). Se devemos buscar, é porque não a temos;

5) Por que Jesus diz ser a morte um sono? (Jo 11.11-14). Se temos uma “alma” ou “espírito” imortal, por que Jesus disse, após Sua ressurreição, que durante a morte “ainda não tinha subido para o Pai?” (Jo 20.17).

6) Como harmonizar a doutrina da imortalidade da alma com o texto de Mateus 16:27, no qual diz que “a recompensa será dada quando Jesus voltar”? Se estivessem os mortos no Céu, no inferno ou num lugar intermediário, já teriam recebido a recompensa antes mesmo do juízo final! Tal doutrina (vida após a morte) não se harmoniza com a doutrina do Juízo, que está no futuro (At 17.31).

7) Jesus disse em Jo 11.25: “… Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; (Jo 11.25 grifo meu); Ele não disse: “… ainda que morra, vive…”. “Ao contrário, Ele declarou, que no futuro trará da sepultura aqueles que morreram nEle (Jo 5.28 e 29) [7].

 

Quando receberemos a imortalidade:

Em João 5.24 o Senhor diz que ao cremos nEle, temos a imortalidade garantida. Mas isto não significa que hoje tenhamos recebido a imortalidade. Isto fica claro nos seguintes textos, onde se afirma que a receberemos quando Jesus voltar e ressuscitar os justos:

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá(Jo 11.25).

E serás bem-aventurado, pelo fato de não terem eles com que recompensar-te; a tua recompensa, porém, tu a receberás na ressurreição dos justos. (Lc 14.14).

“De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia(Jo 6.40).

 

Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa, por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados” (Hb 11.39-40).

“Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias, depois, os que são de Cristo, na sua vinda” (1 Co 15.23).

“Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança.  Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem.  Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem.  Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro;  depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor” (1 Ts 4.13-17).

 

Neste texto da carta de Paulo aos Tessalonicenses podemos ver a sequência correta dos eventos antes de recebermos a imortalidade que já nos está assegurada em Cristo:

1o: Vinda de Jesus;

2o: Ressurreição dos mortos;

3o: Transformação dos vivos;

4o: Arrebatamento dos vivos juntamente com os mortos ressuscitados, indicando assim que iremos para o Céu todos juntos; os mortos não vão primeiro após a morte;

5o: Encontro com o Senhor nos ares;

6o: Vida eterna ao lado de Cristo.

Em 1 Coríntios 15 também podemos observar esta seqüência em detalhes:

“Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos,  num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.  Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade.  E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória”. (1 Co 15.51-54).

1o: Volta de Jesus, anunciada por trombetas;

2o: Ressurreição dos mortos;

3o: Transformação dos vivos;

4o: É-nos outorgada a imortalidade, pois é neste momento que é dito que “tragada foi a morte pela vitória”.

Eis a sequência apresentada e apoiada pelas Escrituras. Não há como fugir disso. E, não esqueça de que aceitar a Verdade sobre o destino do homem na morte é muito importante, pois pode resultar em salvação ou perdição eterna (Ap 22.15).

Desejo de todo o coração que Deus lhe ajude em sua pesquisa e que a Verdade da Palavra de Deus faça parte do seu estilo de vida para que seja o sal da terra e a luz do mundo (Mt 5.13, 14) onde quer que esteja.

 

Leandro Soares de Quadros

www.leandroquadros.com.br

 

 

[1] Etimologia: parte da gramática que trata da origem e formação das palavras. Fonte: Dicionário On-line Priberam. Disponível em http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx Acesso em 19 de setembro de 2008.

[2] Os números podem não ser exatos, dependendo da tradução bíblica adotada.

[3] Segundo outra interpretação, o Senhor aí referido poderia ser o Espírito Santo.

[4] Pedro Apolinário.  Explicação De Textos Difíceis Da Bíblia4.ed.(Corrigida), São Paulo: Seminário Adventista Latino-americano de Teologia, 1990, p. 386 e 387.

[5] Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia. Disponível em www.ellenwhitebooks.com

[6] Professor Otoniel Mota.  Meu Credo Escatológico [opúsculo].  ed. 1938, pág. 3.

[7] Lições Bíblicas, Casa Publicadora Brasileira, 3º Trimestre de 2001, p. 83