O plano original de Deus para os seres humanos era que eles vivessem para sempre. No entanto, com a entrada do pecado, surgiram a degradação, a enfermidade e a morte. Adão não morreu imediatamente após seu pecado, mas viveu por 930 anos. Seu filho Sete viveu 912 anos, enquanto seu neto Enos chegou aos 905 anos. Matusalém foi o homem mais longevo, vivendo 969 anos. Esses números são reais. Eles viveram próximo à época da criação; por isso, tinham uma constituição física, emocional e mental perfeita, estavam livres de doenças hereditárias, dispunham de boa alimentação e moravam em um ambiente livre de toda contaminação.
No entanto, a longevidade foi diminuindo. Noé viveu 950 anos. Seu filho Sem, 600 anos. Seu neto Arfaxade, 438 anos, e seu bisneto Sala, 433 anos. Cinco gerações mais tarde, Abraão viveu “apenas” 175 anos. Já nos dias de Moisés, a média de vida era perto dos 80 anos.
Zonas Azuis em Regiões distintas
Uma pesquisa científica identificou certas regiões do mundo como “zonas azuis”, onde muitas pessoas superavam em décadas a expectativa de vida, e os índices de doenças cardíacas, câncer e demência senil eram menores. Esses lugares foram chamados assim porque um astrofísico especializado em demografia (Michel Poulain) e um prestigiado gerontólogo italiano (Gianni Pes) se dedicaram a pesquisar em que lugares do mundo viviam as pessoas com mais idade. Quando encontravam um lugar, marcavam com um círculo azul.
![](https://files.adventistas.org/esperanca/2024/07/zonas-azuis-loginvidade-saude-mensagens-esperanca-1024x618.png)
Uma dessas zonas se encontra na Sardenha, Itália, onde os quase mil habitantes têm mais de cem anos. Anos mais tarde, o jornalista Dan Buettner, um apaixonado pela vida saudável, saiu em busca de outras “zonas azuis”. Respaldado pela National Geographic e a Sociedade de Gerontologia dos Estados Unidos, ele encontrou outras quatro: a Ilha de Okinawa (Japão), a Península de Nicoya (Costa Rica), a Ilha de Icária (Grécia) e Loma Linda (Califórnia, Estados Unidos).
O caso de Loma Linda
O que chama a atenção é que todas as “zonas azuis”, com exceção de uma, são ilhas ou penínsulas. Los Angeles é conhecida por ter muita poluição. No entanto, a menos de cem quilômetros de Los Angeles, há uma “zona azul”: Loma Linda. Trata-se de uma comunidade adventista onde a religião tem uma grande influência, o que, segundo os cientistas, tem grande importância. Durante os sábados, os membros se dedicam totalmente à igreja e ao serviço missionário. Eles enfatizam também uma vida saudável, atividade física moderada, níveis baixos de estresse, dietas moderadas, alimentação baseada em frutas e verduras, e uma comunidade rica em apoio familiar. Os habitantes de Loma Linda têm taxas de saúde e sobrevivência melhores. Não se trata de uma genética favorecida, mas de um estilo de vida.
Paulo desafiou “para que sejam irrepreensíveis e puros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual vocês brilham como luzeiros no mundo, preservando a palavra da vida” (Filipenses 2:15, 16).
Não importa onde você vive nem a poluição do pecado que o rodeia. Viva fortalecendo sua saúde física, mental, emocional e espiritual.