Falar de finanças nem sempre é uma tarefa fácil. A resposta à pergunta do título depende da cultura e da estrutura familiar na qual estamos inseridos. Portanto, por termos famílias diferentes, nossas respostas serão diferentes.

 

Quem tem a última palavra?

Foto:Shutterstock

Nas sociedades orientais, temos as famílias patriarcais, onde o pai tem a prerrogativa de ordenar e dar a última palavra nos assuntos domésticos.

Nas sociedades ocidentais, encontramos um outro tipo de estrutura familiar: a matriarcal. Esta família tem na figura da mãe a pessoa responsável por determinar e conduzir as decisões do lar. E independentemente da geografia, podemos observar nas famílias modernas uma terceira formação. Nesta, os filhos são os verdadeiros agentes que determinam ou “mandam na família”. É cada vez mais comum ver os filhos escolhendo o local das próximas férias, a escola em que desejam estudar, os alimentos que entram no carrinho do supermercado, o tipo de roupa que vão comprar, dentre várias outras escolhas.

Será que estes três são os únicos que podem mandar na sua casa? Existe alguém fora no núcleo familiar que pode definir onde e como você investe ou gasta seu dinheiro? Saber quem dá a última palavra na casa ajuda a definir  as prioridades desta família e a maneira como conduzirá seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Em provérbios 22:7 lemos: “… quem toma emprestado é escravo de quem empresta.” Se sua família tem o hábito de emprestar dinheiro, significa que você terceirizou o domínio do seu lar.

Talvez você pense: “não estou neste grupo de pessoas, pois eu tomo as decisões sobre o que compro e quando o faço!” Então, te faço algumas perguntas: Você já deixou de comprar algum serviço ou produto porque a fatura do cartão ainda não havia fechado?  Seu saldo bancário já foi o impedimento para a  aquisição de algum item? Se a resposta for não, parabéns! Você integra um grupo de pessoas que não tem dívidas, além de possuir reservas financeiras suficientes para realizar seus desejos. Mas, se a resposta a estas perguntas for sim, posso afirmar que quem manda na sua casa são as instituições financeiras; pessoas que você nem conhece, mas controlam o seu dinheiro e definem o rumo de muitas coisas no seu lar. Você precisa retomar o controle!

 

Reconquistando o Domínio

Como reconquistar este domínio? A resposta é simples: altere seu estilo de vida. Saber quanto recebe e quanto gasta é bom, mas apenas demonstra o seu controle histórico sobres as finanças. Determinar, principalmente, o quanto gastará, te devolve o controle da sua casa. Você precisa definir valores para supermercado, escola dos filhos, compra de roupas, passeio de férias, compra da casa própria, um valor de reserva para emergências, etc. Isto se chama planejamento.

Pessoas que planejam mandam em sua casa. Pense nisto, e mantenha suas finanças em dia!