A depressão é um transtorno mental comum,considerado como a doença do ­século. Está presente em todas as raças e classes sociais. Nos últimos anos, tem ocorrido aumento expressivo entre jovens, adolescentes e crianças. Segundo a OMS 1 , é a principal causa incapacitante no mundo, atinge mais de 300 milhões de pessoas. Cerca de 850 mil morrem por ano em decorrência dela. Os dados alarmantes apontam que 75% das pessoas com depressão não recebem tratamento adequado por falta de informação. Quanto mais cedo a intervenção especializada, maiores as chances de cura.

 

Mas o que é depressão?

É uma doença que afeta o funcionamento global do organismo (corpo, mente e emoções). Além disso, incapacita o sujeito nas áreas importantes da sua vida (profissional, social, espiritual, outras). As causas estão associadas a fatores (1) internos como alterações hormonais, químicas, neurológicas e (2) externos como perdas significativas, eventos estressores entre outros.

 

Sentimentos do ciclo da infelicidade

Segundo o DSM-V 2 , a depressão apresenta nove sintomas que devem estar presentes por pelo menos 14 dias ou mais. Para o diagnóstico, bastam apenas dois sintomas, sendo pelo menos um deles:

 

depressão, mulher triste

 

É necessário ficar atento aos alertas da depressão

Crianças com depressão apresentam aumento da irritabilidade, queixas constantes em relação a problemas físicos (por ex. dores frequentes sem justificativa aparente), agitação, ansiedade ou pânico excessivo sem motivo; além de rebeldia e baixo rendimento. Nos adolescentes, alguns comportamentos que podem indicar um quadro depressivo são, geralmente: irritabilidade, rebeldia e conduta desafiadora, higiene precária, consumo de drogas e promiscuidade.

O tratamento realizado de forma eficaz, com acompanhamento psicoterápico e psiquiátrico (quando necessário), é suficiente para controlar e até mesmo eliminar os sintomas depressivos.

Infelizmente, por falta de informação, a maioria das pessoas que sofrem de depressão, não busca ajuda necessária e sofre durante anos. O ambiente no qual se encontra uma pessoa com depressão sem tratamento também é prejudicado. Por exemplo, um genitor acometido por depressão, trará impacto negativo no desenvolvimento dos filhos. Portanto, quanto mais cedo detectados os sintomas, e mais breve a busca para a intervenção, melhor a qualidade de vida tanto para a pessoa acometida, quanto para os mais próximos de sua convivência.

 

Referências
1Organização Mundial de Saúde
2Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais, 2013.