Algumas circunstâncias da vida nos levam a duvidar do nosso potencial! Calma! Livre-se desses pensamentos negativos! O mundo não será um lugar melhor sem você! Outras pessoas, assim como nós, sofreram descriminação como Marie Curie, que teve que se esforçar mais pelo simples fato de ser mulher. Outros sofreram problemas psíquicos como o inventor austríaco Tesla, tiveram problemas que os incapacitaram permanentemente em algum sentido como foi com Beethoven, desentendimento familiares como foi com Kafka(famoso escritor tcheco), em seu relacionamento conflituoso com o pai. Mas todas essas pessoas contribuíram significativamente para uma sociedade melhor.

 

Pensamentos Negativos

Por mais difícil que seja, não focar seus pensamentos no negativo. Não é fácil. Talvez seja decisivo procurar a ajuda de um profissional, o psicólogo, ou buscar o conselho de pais, professores ou mesmo um líder religioso. Veja abaixo alguns exemplos de pensamentos negativos. Acredite, eles não expressam a verdade sobre você! Nem sobre como todas as pessoas te enxergam.

  • Ninguém me enxerga! Minha vida é pior que a de todo mundo! O mundo será um lugar melhor sem mim! As pessoas não vão sentir a minha falta.
  • Eu sou inútil, não presto para nada. Sou burro. Sou feio. Sou desinteressante. Eu atrapalho. Ninguém me ama e isso sempre vai ser assim.

Lembre-se:

pensamentos negativos

 

O que você pode fazer caso sinta vontade de se machucar

1. Segure uma pedra de gelo até derreter por completo. Se a vontade não passar, segure mais uma: normalmente o impulso que vem da emoção que estamos sentindo dura por volta de 20 minutos.

2. Desenhe uma borboleta no local que você sentir vontade de machucar. Pense em uma pessoa que você ama e que ela é aquela borboleta. Você deve cuidar para não machucá-la.

3. Escreva, desenhe ou pinte.

4. Caminhe sobre o cascalho. Isso poderá ajudar aliviar a angústia.

5. Morda gengibre ou outra substância picante.

6. Chupe limão.

7. Escreva em um papel o nome de algumas poucas pessoas que você sabe que atenderiam o telefone para conversar até o momento do impulso passar.

8. Ligue 188 (o CVV – Centro de Valorização da Vida). Você encontrará pessoas dispostas a atender e ajudar

9. Procure um psiquiatra ou um psicólogo. Estes profissionais entendem o que você está passando e já conversaram com muitas pessoas que passaram por isso. Além disso, por estudarem sobre o tema, podem lhe ajudar a lidar com o que você está sentindo.

 

Fonte: Aratangy, W. V. (2017). Como lidar com a automutilação. São Paulo: Hogrefe.